O memorando foi assinado por Soteldo, Jiménez e pelo reitor da Universidade Federal do Cáucaso do Norte, da Federação da Rússia, Dmitry Nikolaevich Bespalov. O embaixador russo em Caracas, Sergei Melik-Bagdasarov, e a ministra da Educação Universitária, Sandra Oblitas, também estiveram presentes na reunião.
"O governo do presidente Nicolás Maduro assinou um memorando de entendimento entre o Ministério da Agricultura e Terras e a Fundação Uticex [Fundação para a Unificação Técnica da Investigação, Capacitação e Extensão] e a Universidade Federal do Cáucaso do Norte, da Federação
da Rússia, em termos de formação, investigação e apoio técnico e científico no setor agroalimentar", informa o ministro venezuelano em publicação na plataforma X (antigo Twitter).
Na ocasião também foi anunciada a instalação de uma fábrica de insulina com tecnologia russa e de uma base para o sistema de navegação por satélite Glonass no país sul-americano.
A ministra para a Ciência e Tecnologia, Gabriela Jiménez, explicou, também em sua conta na plataforma X, que essa é uma agenda técnica que inclui a cooperação entre universidades, faculdades de agronomia e engenharia, produtores, movimentos camponeses e o agronegócio.
No dia 13 de março, Venezuela e Rússia celebraram os 79 anos do estabelecimento de suas relações. Um mês antes, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, visitou Caracas com o objetivo de expandir a cooperação estratégica.
Caracas e Moscou também acordaram em expandir a cooperação energética com "uso pacífico da energia nuclear".