Panorama internacional

Objetivo de recuperar as Malvinas é 'irrevogável', afirma presidente da Argentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, declarou nesta terça-feira (2) que o objetivo de recuperar as ilhas Malvinas é "irrevogável". A fala ocorreu durante a cerimônia do 42º aniversário do conflito bélico entre a Argentina e o Reino Unido pelo território, celebrada na capital do país, Buenos Aires.
Sputnik
Ao colocar uma coroa de flores no monumento aos militares mortos na guerra, na Plaza General San Martín, Milei criticou dirigentes políticos anteriores em relação às Malvinas e prometeu que seu governo trará resultados concretos.

"A melhor homenagem àqueles que deram suas vidas pelo nosso país é defender a irrevogável reivindicação de soberania argentina sobre as Malvinas. Mas um pedido real e sincero, não meras palavras em fóruns internacionais sem impacto na realidade e que apenas servem ao político de plantão para ostentar um falso amor pelo país", afirmou Milei na cerimônia. "Estamos cansados de ouvir, ao longo das últimas décadas, políticos batendo no peito e defendendo nosso justo pedido pelas ilhas sem um único resultado para mostrar depois de todos esses anos", acrescentou.

Esse foi o primeiro ato que Milei e seu governo realizam para homenagear os veteranos e mortos na Guerra das Malvinas como presidente do país, cargo que assumiu em 10 de dezembro de 2023.
A vice-presidente Victoria Villarruel, filha de ex-combatente das Malvinas, esteve no evento, ao lado de outros membros do gabinete, além do chefe de governo da cidade de Buenos Aires, Jorge Macri, os chefes das Forças Armadas e o presidente da Câmara dos Deputados, Martín Menem.
Panorama internacional
Chanceler argentina propõe se aproximar do Reino Unido para recuperar Ilhas Malvinas

A Guerra das Malvinas

Localizado no sul do oceano Atlântico, o arquipélago é controlado pelo Reino Unido desde 1833. A existência de uma disputa de soberania entre a Argentina e o Reino Unido foi reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), por meio da Resolução 2065, de 1965.
As partes protagonizaram um conflito bélico ocorrido entre 2 de abril e 14 de junho de 1982, que resultou na morte de 649 soldados argentinos e 255 militares britânicos.
O Reino Unido e a Argentina retomaram as relações diplomáticas em fevereiro de 1990, durante a gestão do então presidente Carlos Menem (1989–1999).
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar