A Austrália fabricará mais de 100 veículos blindados para a Alemanha em um acordo de defesa de um bilhão de dólares australianos (R$ 3,33 bilhões), cita na terça-feira (2) a emissora neozelandesa 1 News.
Os veículos de transporte de armas pesadas Boxer serão construídos pela Rheinmetall Defence Austrália, a subsidiária local da alemã Rheinmetall, em Ipswich, estado de Queensland.
Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália, destacou o projeto, aprovado pelo parlamento nacional, como sendo o maior acordo de exportação militar da história do país. É planejado que ele gere 600 empregos diretos no estado australiano.
Albanese disse que a fabricação dos veículos aumentou a capacidade de soberania da nação e, ao mesmo tempo, reforçou a parceria de segurança do país com uma potência europeia.
"A soberania e a segurança em casa e a segurança no exterior são uma prioridade central do meu governo", disse ele, acrescentando que mais de 100.000 empregos em toda a Austrália são sustentados pelo setor de manufatura do país.