O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia afirmou na quinta-feira (4) que os países ocidentais estão destruindo continuamente as bases da estabilidade estratégica e as instituições de segurança internacional.
"Os eventos recentes atestam a destruição contínua, por parte do Ocidente, dos alicerces fundamentais da estabilidade estratégica e das instituições de segurança internacional", disse Valery Gerasimov, que é também vice-ministro da Defesa, durante a abertura da reunião do Comitê de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas dos Estados-membros da Comunidade de Estados Independentes (CEI), em Moscou, Rússia.
Ele sublinhou que a reunião "ocorre no contexto de uma situação militar e política em rápida mudança, que tende a se tornar mais complicada". Para Gerasimov, "focos de tensão estão surgindo em vários cantos do planeta, não sem influência externa, e o terrorismo internacional, apoiado por patrocinadores obscuros, continua sendo uma ameaça global para o mundo".
"Nessas condições, os desafios para os Estados da Comunidade [CEI] estão se tornando cada vez mais reais e diversificados, o que nos obriga a ter Forças Armadas bem equipadas e treinadas", disse o alto responsável russo.
Ele considerou simbólico o fato de o trabalho conjunto de hoje (4) ter começado com uma visita à exposição de modernos equipamentos militares e especiais usados durante a operação militar na Ucrânia.
"Tenho certeza de que conhecer as conquistas do complexo militar-industrial russo e os desenvolvimentos promissores que estão sendo implementados na esfera militar foi interessante e útil para vocês", apontou Gerasimov.