A empresa integrante do consórcio Kurganmashzavod "entregou outro lote de veículos de combate de infantaria de terceira geração BMP-3 no âmbito da execução do contrato de defesa do Estado", avança o comunicado.
Conforme disse em entrevista à Sputnik Roman Khromov, vice-diretor-executivo para aquisições de defesa estatais e colaboração técnico-militar, a análise de um veículo de combate de infantaria Bradley capturado mostrou que o blindado era muito inferior ao BMP-3. Segundo ele, os veículos russos, graças à sua peça de artilharia potente, destroem com um único tiro os veículos de combate de infantaria e blindados de transporte ucranianos.
O BMP-3, desenvolvido e fabricado em série pela Rússia, é projetado tanto para o combate de armas combinadas como para tarefas especiais. O veículo de combate tem um poderoso sistema de armas, incluindo um canhão de 100 mm – um lançador equipado com um sistema de controle de fogo automatizado. O BMP-3 atinge velocidades de até 70 km/h em terra e de até 9,5 km/h na água. O peso total de combate do veículo sem proteção adicional é de 19 toneladas.
As Forças Armadas da Rússia usam ativamente o BMP-3 na área da operação militar especial.