O Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA autorizou a entrega à Ucrânia de 65 caças F-16A/B atualmente na posse da Dinamarca, Noruega e Países Baixos, escreve na sexta-feira (5) o portal Zona Militar.
Apesar de os países mencionados expressarem a intenção de doar as aeronaves, o custo estimado da transferência é de US$ 1,68 bilhão (R$ 8,51 bilhões).
A iniciativa dos Estados-membros da OTAN incluirá motores sobressalentes, simuladores, manuais, ferramentas e diversos materiais para operação e manutenção dos F-16.
De acordo com o comitê, a Dinamarca, que tem liderado o projeto, disponibilizará seis aviões F-16 Block 10, 13 F-16 Block 15, motores adicionais e equipamentos de apoio.
No caso da Noruega, a transferência inclui até 22 aeronaves F-16 Block 10/15, motores, equipamentos de apoio, bancadas de teste, ferramentas, materiais de manutenção, simuladores, peças de reposição, manuais e documentos técnicos, entre outros. A Noruega disponibilizou alguns F-16 para o treinamento das tripulações ucranianas, além de formar um grupo central de instrutores para apoiar o esforço dinamarquês, de acordo com o portal.
Quanto aos Países Baixos, eles vão transferir 24 aviões F-16 Block 10/15, bem como materiais suplementares similares aos da Noruega.