Um navio da Marinha Real Britânica fornecerá ajuda à Faixa de Gaza como parte de um esforço internacional para ajudar a estabelecer um novo corredor marítimo humanitário no início de maio, informaram no sábado (6) o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa do Reino Unido.
A iniciativa fará com que a ajuda seja pré-selecionada no Chipre e entregue diretamente a Gaza, por meio do novo porto temporário dos EUA, informou David Cameron, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido. Um total de £ 9,7 milhões (R$ 62,1 milhões) será destinado para equipamento humanitário e ações logísticas, de maneira a ajudar a estabelecer o corredor marítimo de Chipre para Gaza, disse ele.
A iniciativa, que envolve ainda a participação dos EUA, Chipre e outros parceiros, inclui a criação do novo porto temporário na costa de Gaza, que já está sendo construído, ou através do porto de Ashdod, depois que Israel concordou em abri-lo, disse o ministro.
Grant Shapps, ministro da Defesa do Reino Unido, explicou que o novo porto temporário na costa de Gaza abrigará navios de carga para entregar ajuda por via marítima.
"A situação em Gaza é terrível e a perspetiva de fome é real. Continuamos empenhados em levar ajuda àqueles que precisam desesperadamente dela", disse o chanceler David Cameron.