As forças ucranianas perderam um total de cerca de 395 soldados em combates contra as tropas russas, compostas pelos agrupamentos Yug (Sul) e Dniepre nas direções de Donetsk e Kherson, informou neste domingo (7) o Ministério da Defesa da Rússia.
Além disso, os combatentes russos eliminaram três carros, um sistema de artilharia autopropulsado Gvozdika, um depósito de munição das Forças Armadas da Ucrânia e outros alvos, além de terem bloqueado nove tentativas de ataque. O Exército russo assumiu posições mais avançadas na direção de Donetsk, acrescentou o órgão militar.
"A aviação operacional-tática, as tropas de mísseis e a artilharia dos grupos de tropas das Forças Armadas da Federação da Rússia destruíram um armazém com lanchas não tripuladas (transferidas para a Ucrânia por países da OTAN), dois sistemas de mísseis antiaéreos S-300, uma estação de radar P-18 de deteção e rastreio de alvos aéreos", indicou o comunicado.
Nas direções de Kupyansk, Avdeevka e sul de Donetsk, as perdas ucranianas nos confrontos com os agrupamentos de tropas Zapad (Oeste), Tsentr (Centro) e Vostok (Leste) foram de 540 homens, além de 27 veículos militares, dois sistemas de artilharia autopropulsados Gvozdika, uma estação de guerra eletrônica Nota e outros equipamentos.
As tropas russas repeliram 14 ataques do adversário e se fixaram em posições mais vantajosas.
Além disso, foram alvejados 293 drones e quatro projéteis dos sistemas lançadores múltiplos de foguetes Himars e Uragan ucranianos, acrescentou a declaração.
No total, desde o início da operação militar especial, foram destruídos 583 aviões do adversário, 270 helicópteros, 19.390 veículos aéreos não tripulados, 499 sistemas de defesa antiaérea, 15.709 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.266 lançadores múltiplos de foguetes, 8.715 peças de artilharia de campanha e morteiros e 20.740 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.