Panorama internacional

Ex-vice-presidente do Equador Jorge Glas é hospitalizado após ingestão de medicamentos, diz mídia

A mídia local do Equador informou nesta segunda-feira (8) que o ex-vice-presidente do país, Jorge Glas, foi hospitalizado após a ingestão de medicamentos. No fim da última semana, o político foi preso na embaixada do México, onde havia solicitado asilo, o que gerou uma crise diplomática entre os dois países da América Latina.
Sputnik
As informações apontam que o ex-vice-presidente foi transferido para o Hospital Militar de Guayaquil. Mais cedo, a defesa de Glas chegou a alegar preocupação com o estado de saúde do político após quase 60 horas sem comunicação.
O portal Primicias, que teve acesso a um boletim de ocorrência sobre o caso, divulgou que há o ex-vice-presidente está em "coma profundo autoinduzido causado pela ingestão de medicamentos ansiolíticos, antidepressivos e sedativos".
Já o ex-presidente equatoriano Rafael Correa expressou em sua conta no X preocupação e desejo de melhoras a Glas: "Era o que eu temia. Os canalhas saltarão de alegria. Força, Jorge!"
Panorama internacional
Equador ignorou o direito internacional e a tradição de asilo político do México, diz especialista
No último sábado (6), Glas foi transferido para o presídio de segurança máxima La Roca, após ser detido por suspeita de peculato.
Glas foi foi apreendido na Embaixada do México em Quito, onde havia solicitado asilo político. Para o governo do presidente equatoriano Daniel Noboa, havia risco real de fuga do país.
Já o México decidiu cortar relações diplomáticas com o Equador e vários países condenaram a ação por violar o direito internacional e a Convenção de Genebra.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar