"Mais de 2.200 militares e 135 equipamentos (27 navios marítimos e fluviais, 17 aeronaves e 91 veículos e embarcações) estarão treinando no mar Negro, na zona costeira, no rio e no delta do Danúbio", explicou o Ministério da Defesa do país.
Além disso, enfatizou-se que as manobras são realizadas para melhorar a luta contra as atividades ilegais no mar e no rio, o controle marítimo e fluvial, a busca e resgate no mar, bem como a assistência a navios em perigo e a garantia da segurança das infraestruturas críticas.
"Ao mesmo tempo, o objetivo é otimizar o esforço interinstitucional e sincronizar os ciclos de planejamento a nível das forças navais, em cooperação com as demais categorias de forças", explicou a entidade militar romena.
Em meados de março, informou-se que a Romênia começou a trabalhar na reconstrução de uma base aérea que se tornará a maior instalação da OTAN na Europa, de acordo com a Euronews. A base está localizada perto da cidade de Constanta, no mar Negro, a cerca de 130 km da fronteira com a Ucrânia.