A publicação dedicada ao desenvolvimento da teoria e prática de desminagem com base na experiência das guerras modernas observa que os conflitos das últimas décadas mostraram as deficiências dos veículos de desminagem, como o UR-77 Meteorit, destinados a abrir passagens em campos minados e desenvolvidos ainda durante a União Soviética.
Neste contexto, observa o artigo, a análise dos exercícios dos exércitos da OTAN e a organização do treinamento de combate das tropas ucranianas mostrou que a ênfase, na abertura de passagens em barreiras de explosivos e de minas, foi colocada nas máquinas de desminagem equipadas com varredores de minas contínuos. Era considerado que seu uso em combate garantiria a criação de passagens em campos minados do adversário no menor tempo possível.
"Foi precisamente com base na opinião de especialistas ocidentais que as forças ucranianas na fase inicial do contra-ataque usaram como principais meios de superar as barreiras de minas veículos de desminagem Wisent 1 e veículos de remoção de obstáculos BMR-2. Como resultado, nas primeiras horas da contraofensiva das forças ucranianas, as máquinas sofreram grandes perdas durante as explosões das minas e em resultado do fogo de proximidade e da artilharia das unidades das Forças Armadas da Rússia", aponta a publicação.
O Wisent 1 é um veículo de desminagem produzido na Alemanha, equipado com dispositivos de desminagem britânicos. A máquina é construída sobre o chassi do tanque Leopard. No ano passado, segundo dados abertos, as tropas ucranianas perderam vários desses veículos na área do povoado de Rabotino.