Assim que o Ocidente admitir que os ataques às instalações nucleares estão sendo conduzidos pelas Forças Armadas da Ucrânia, o mito criado sobre a Ucrânia e o líder do país Vladimir Zelensky vai se desmoronar, explicou ela.
Não há garantia de que os fornecimentos [de armas] ocidentais não serão usados por Kiev especificamente para atacar a usina nuclear de Zaporozhie, não há garantia de que Zelensky não comece a chantagear seus curadores, ameaçando intensificar esses ataques se não receber a próxima tranche, acrescentou Zakharova.
Os países ocidentais criaram um monstro e agora têm medo de admitir a si mesmos que as consequências podem afetá-los também, disse a diplomata.
É como se eles estivessem se convencendo a si mesmos com as declarações de que esses incidentes perigosos não devem se repetir, observou Zakharova.
As questões dos recentes ataques da Ucrânia à usina nuclear de Zaporozhie serão levantadas no Conselho de Segurança das Nações Unidas, acrescentou a diplomata.
Três funcionários da usina nuclear de Zaporozhie ficaram feridos no ataque com drones ucranianos deste domingo (7), e um deles está agora em estado grave, informou a agência nuclear russa Rosatom.