Jabuticaba Sem Caroço

Lixo à vista e o impacto no ecossistema marinho

Estudo feito por pesquisadores do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) apontou o aumento no volume de lixo na costa marinha e no fundo do mar brasileiros.
Sputnik
Diversos detritos foram encontrados entre 200 metros e 1.500 metros de profundidade e a 200 km da costa entre os estados de São Paulo e Santa Catarina.
Sacos plásticos, restos de tinta de navio, latas de refrigerante e latas de óleo para motor foram alguns dos materiais coletados. De acordo com os cientistas, 80% dos resíduos que chegam ao mar vêm do interior, por meio de 600 "portas de acesso", como rios.
De que forma a contaminação prejudica o ecossistema e a sociedade como um todo? Como esse lixo afeta as espécies que vivem no mar? Para responder essas e outras questões, convidamos Fábio Matos, professor e pesquisador no Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Filipe Pedroso de Oliveira, fundador da ONG Eco Local.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar