"As nossas delegações nas frentes internacionais relevantes, sobretudo em Nova York, onde os Estados Unidos promovem acusações contra a Rússia, estão em contato e discutindo essa questão", disse o diplomata em entrevista, comentando as palavras de um representante do Pentágono em relação aos contatos com Moscou sobre armas no espaço.
Segundo ele, a Rússia fez comentários abrangentes sobre esse assunto em todos os níveis. O vice-ministro acrescentou que as palavras que vêm do Pentágono "nada mais são do que mais uma tentativa de melindrar as políticas de Moscou".
"Repetimos mais uma vez para aqueles que ainda não aprenderam que a Federação da Rússia está totalmente comprometida com as suas obrigações no âmbito dos acordos multilaterais, incluindo aqueles relacionados com o espaço sideral", disse Ryabkov.
O vice-ministro acrescentou que a Rússia continuará promovendo iniciativas relacionadas à prevenção de uma corrida armamentista no espaço e não será o primeiro país a colocar armas no espaço sideral.
"Trabalharemos com a maioria mundial no interesse de garantir que o espaço permanecerá pacífico, para alcançar uma situação em que não haja ameaça para ninguém. O espaço, é claro, é usado para fins militares, mas não deve haver ataques armados lá", observou o diplomata.
Anteriormente, o Pentágono disse à Sputnik que Washington estava em contato com Moscou sobre a questão do desenvolvimento de uma arma antissatélite pela Rússia.