As Forças Armadas da Rússia lançaram um ataque em grande escala contra as instalações energéticas ucranianas em resposta às tentativas de Kiev de danificar as instalações de petróleo, gás e eletricidade da Rússia, informou na quinta-feira (11) o Ministério da Defesa russo.
"Em resposta às tentativas do regime de Kiev de danificar as instalações da indústria de petróleo e gás e do setor energético da Rússia, esta noite as Forças Armadas da Federação da Rússia realizaram um ataque massivo com armas de precisão de longo alcance baseadas no ar e no mar, e veículos aéreos não tripulados, contra instalações do complexo de combustíveis e energia da Ucrânia. Os objetivos do ataque foram alcançados. Todas as instalações foram atingidas", detalhou o ministério.
Ele notou que "como resultado, foi interrompido o trabalho das empresas da indústria militar ucraniana, a transferência de reforços para áreas de combate foi interrompida, e foi limitado o fornecimento de combustível para unidades das Forças Armadas da Ucrânia e unidades militares".
Nas direções de Kherson e a sul de Donetsk, as tropas russas, compostas pelos agrupamentos de tropas Dniepre e Vostok (Leste), eliminaram até 140 efetivos, oito veículos, dois obuseiros M777 e um Giantsint-B, e uma estação de guerra eletrônica Nota do adversário, informou o órgão militar, acrescentado que foram melhoradas as posições no terreno a sul de Donetsk.
Relativamente às direções de Kupyansk, Avdeevka e Donetsk, as baixas ucranianas às mãos dos agrupamentos de tropas russas Zapad (Oeste), Tsentr (Centro) e Yug (Sul), chegaram a 830 combatentes, além de 12 veículos militares, vários sistemas de artilharia autopropulsados M109, Akatsiya, Krab e Gvozdika, obuseiros D-20, Msta-B, M777, M119, dois D-30, e uma estação de guerra eletrônica Nota, referiu o comunicado.
"A aviação tático-operacional, as tropas de mísseis e a artilharia dos agrupamentos de tropas das Forças Armadas da Federação da Rússia destruíram três armazéns de armas de artilharia de foguetes e armas de aviação, bem como um lançador do sistema de mísseis antiaéreos S-125", mencionou ele.
De acordo com os dados do Ministério da Defesa da Rússia, desde o início da operação militar especial foram destruídos 583 aviões da Ucrânia, 270 helicópteros, 20.355 drones, 500 sistemas de defesa antiaérea, 15.756 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.266 lançadores múltiplos de foguetes, 8.818 peças de artilharia de campanha e morteiros, e ainda 20.887 veículos militares especiais.