"Se os Estados Unidos iniciarem uma ação militar contra o Irã, os seus cidadãos ou os seus interesses, o Irã exercerá o seu direito de responder proporcionalmente", disse Amir Saeid Iravani, durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) para abordar a crise entre Tel Aviv e Teerã.
O embaixador disse ainda que o ataque iraniano a Israel foi necessário e proporcional, e teve como alvo apenas instalações militares, disse neste domingo (14).
"Essas ações concluídas foram necessárias e proporcionais. Foram precisas e visaram apenas objetivos militares, e foram realizadas cuidadosamente para minimizar o potencial de escalada e prevenir danos civis", afirmou Iravani aos membros do Conselho de Segurança da ONU.
Ataque
O Irã lançou dezenas de drones e mísseis contra Israel na noite de sábado (13), depois de ameaçar retaliar um ataque aéreo mortal ao Consulado-Geral iraniano na Síria, que matou sete membros da elite do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) há duas semanas (1º).