A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, respondeu neste domingo (14) às declações da embaixadora de Israel em Moscou, Simona Halperin, que cobrou da Rússia uma condenação enérgica ao ataque massivo do Irã contra Israel, realizado no sábado (13).
"Embaixadora de Israel na Rússia, Simona Halperin: 'Israel espera que a Rússia condene o ataque massivo de mísseis do Irã ao país'", escreveu Zakharova em sua conta no Telegram.
"Simona, lembre-me quando Israel condenou pelo menos um ataque do regime de Kiev às regiões russas? Não lembra? Nem eu. Mas lembro-me de declarações regulares de autoridades israelenses em apoio às ações de [Vladimir] Zelensky. Aquelas ações terroristas muito criminosas dos bastardos, em resultado das quais, ano após ano, civis são mortos e infraestruturas civis são destruídas", acrescentou.
No sábado (13), o Irã realizou um ataque massivo com drones contra o território israelense em resposta ao ataque perpetrado por Israel contra o consulado iraniano na Síria, que matou sete membros da elite do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).
A Rússia não foi o único país criticado por autoridades israelenses por conta de sua resposta ao ataque. Mais cedo, o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, afirmou ter ficado "desapontado" com a reação do Brasil ao ataque, e disse que esperava uma condenação do governo brasileiro a Teerã.