Panorama internacional

Ampliação do conflito do Oriente Médio causaria maior fragmentação financeira, diz especialista

Os mercados internacionais não estão preparados para enfrentar um novo conflito geopolítico que envolva mais partidos.
Sputnik
É o que afirma o economista Mohamed El-Erian, presidente do Queens' College, em Cambridge, em uma análise publicada pela Bloomberg.
As bolsas devem abrir nesta segunda-feira (15) com a incerteza de como Israel responderá ao ataque iraniano de 13 de abril — perpetrado como forma de retaliar o ataque israelense contra embaixada iraniana em Damascoe com dúvidas sobre a estabilidade no Oriente Médio, uma região extremamente importante, entre outras coisas, devido à sua grande produção de petróleo.
Panorama internacional
Israel pode responder ao ataque massivo do Irã já na segunda-feira, diz mídia
O especialista considera provável que a abertura do mercado seja marcada por aumentos dos preços do ouro e do petróleo.

"Se os preços da energia aumentarem devido a uma nova escalada de tensões, isso abrandaria a recuperação da indústria transformadora que está ajudando países como a Alemanha e o Reino Unido a saírem das suas recessões técnicas", alerta El-Erian.

"Além disso, complicaria as perspectivas de inflação nos EUA, já sujeitas a aumentos de preços mais persistentes do que muitos, incluindo a Reserva Federal, esperavam. [...] Dificultaria as reformas estruturais de que a China necessita e intensificaria o movimento no sentido de uma maior fragmentação econômica e financeira internacional", garante o também assessor econômico da Allianz SE.
"A economia e os mercados internacionais não estão bem posicionados para enfrentar novas escaladas que envolveriam mais partes de uma forma mais significativa", arremata o analista.
.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar