O Ministério da Defesa da Ucrânia revelou irregularidades no valor de mais de 10 bilhões de grívnias (R$ 1,3 bilhão) durante as auditorias, anunciou na terça-feira (16) o vice-ministro da Defesa ucraniano, Yuri Dzhigir.
"As auditorias revelaram violações, decisões de gestão ineficazes e riscos na gestão de ativos, totalizando mais de 10 bilhões de grívnias. Ou seja, a auditoria interna identificou possíveis consequências negativas que exigem uma resposta imediata", disse Dzhigir em uma entrevista à agência ucraniana Ukrinform.
De acordo com Dzhigir, devido à implementação das recomendações da auditoria, foi obtido um efeito econômico de mais de 1,5 bilhão de grívnias (R$ 195,79 milhões).
Como acrescentou o vice-ministro, foram realizadas auditorias sobre os acréscimos e pagamentos pela participação em operações de combate, aquisição de produtos para as Forças Armadas da Ucrânia, o uso de recursos na área de atividades do comando das forças terrestres, navais e aéreas, embora não tenha sido especificado o período da auditoria.
Inspetores dos Estados Unidos, juntamente com representantes das Forças Armadas ucranianas, realizaram quatro auditorias sobre as armas transferidas para Kiev pelo lado norte-americano, disse Dzhigir.
"Até o momento, quatro desses eventos conjuntos foram realizados nas unidades militares das Forças Armadas da Ucrânia, durante os quais certos tipos de armas foram examinados em locais onde estão armazenados. [...] O processo continua, entrou na rotina", explicou ele.
O vice-ministro acrescentou que mais duas inspeções desse tipo estão planejadas para abril. Seu trabalho agora está supostamente sendo verificado por Robert Storch, inspetor-geral do Departamento de Defesa dos EUA. As inspeções, de acordo com Dzhigir, têm vários níveis de controle, especialmente no que toca à nomenclatura sujeita a monitoramento aprimorado.
O Ministério da Defesa ucraniano informou anteriormente que a primeira inspeção de armas entregues a Kiev pelo lado norte-americano ocorreu em janeiro, e mais duas se seguiram em fevereiro.