Panorama internacional

'Brasil considera transição para moedas locais no comércio dentro do BRICS', diz Haddad à Sputnik

O Ministério da Fazenda segue diretrizes apontadas no início da gestão, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou sobre os benefícios de usar moedas locais ou uma moeda comum dentro do BRICS. Fernando Haddad apontou que o assunto está sendo "ativamente discutido".
Sputnik
O Brasil está aberto à possibilidade de usar moedas locais para selar acordos nas negociações entre os países-membros do BRICS e está discutindo ativamente o assunto neste momento, disse o ministro da Fazenda nesta quarta-feira (17).

"Há muitas discussões no BRICS sobre a utilização de instrumentos financeiros alternativos para desenvolver o comércio entre os membros do BRICS e com terceiros países. O que atualmente atrai mais atenção é a possibilidade de operar em moedas locais, [que também] podem ser usadas no curto prazo para desenvolver o comércio regional", disse Haddad em resposta a uma pergunta da Sputnik durante uma parada na conferência do FMI e do Banco Mundial.

O ministro participa nesta semana, em Washington, nos Estados Unidos, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial e da segunda reunião da Trilha de Finanças do G20.
Notícias do Brasil
Em Xangai, Lula defende moeda única do BRICS, questiona uso do dólar e diz que FMI 'asfixia países'
Entre os temas a serem discutidos estão a transformação ecológica e a reforma tributária internacional. Na quinta-feira (18), Haddad preside a segunda reunião ministerial do G20 pela manhã e, à tarde, terá reunião bilateral com o ministro de Finanças da China, Lan Fo'an, segundo a Agência Brasil. O evento vai até sexta-feira (19).
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar