Na terça-feira (16), o ministro da Defesa conduziu uma inspeção no desenvolvimento de complexos robóticos e sistemas de armas avançados.
Durante sua visita, foram apresentados a Shoigu mais de 30 modelos promissores de armas e equipamentos militares.
"Sergei Shoigu ordenou a atualização do complexo de apoio de fogo robotizado multifuncional […] com metralhadoras adicionais para que possa ser usado em operações de tempestade", disse o comunicado da pasta.
A operação militar especial serviu de catalisador para inovações na indústria de defesa russa, levando as empresas a trabalhar incansavelmente e de forma consistente para gerar novas ideias e soluções tecnológicas.
Isso destacou que as máquinas alimentadas por inteligência artificial são o futuro da guerra e que o complexo militar-industrial russo está trabalhando para estar à frente do jogo.
O ministro Sergei Shoigu inspeciona o cumprimento de uma ordem para desenvolver sistemas robóticos e armas avançadas no Centro de Congressos e Exposições Patriot, na região de Moscou, Rússia, 16 de abril de 2024
© Sputnik / Vadim Savitsky
Em fevereiro de 2023, Dmitry Rogozin, chefe do Centro Técnico Militar dos Lobos do Czar e ex-diretor geral da agência espacial russa Roscosmos, afirmou que a Rússia havia implantado as primeiras plataformas de robôs de combate Marker na zona de conflito.
A plataforma será equipada com mísseis antitanque, kamikaze e drones de designação de alvos, metralhadoras e lançadores de granadas.
Outra inovação digna de nota da Rússia é o robô antiatirador Sosna-N. Esse sistema inteligente verifica a área em busca de dispositivos ópticos, alerta os militares após a detecção e, simultaneamente, tenta desativá-los.