"A evacuação de uma parte do assentamento Stevan Sindelic foi concluída com sucesso e sem problemas. Neste momento, o centro de operações emitirá uma ordem para avançar para a segunda fase [...], de neutralização da bomba que será então transportada para um local seguro e destruída", diz o comunicado oficial de Luka Causic, vice-ministro do Interior e chefe do Departamento para Situações de Emergência.
O vice-ministro especificou que foram despejados 1.300 moradores e que na operação, iniciada na manhã deste domingo (21), estiveram envolvidas cerca de 230 pessoas, incluindo representantes do Ministério do Interior e dos serviços municipais de Nis.
Causic sublinhou que a bomba em questão é uma das maiores encontradas até a data no território da Sérvia.
A cidade de Nis, o centro administrativo, industrial e militar do sul da Sérvia, sofreu intensos ataques aéreos durante 57 dias de um total de 78 no decorrer da campanha de bombardeio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Iugoslávia em 1999. Esses ataques custaram a vida a 26 civis, 22 militares militares e nove policiais, além de causar danos a instalações do Exército e do Ministério do Interior, escolas e outras instituições de ensino, hospitais, estruturas industriais, edifícios públicos e residências.