A tecnologia em questão será apresentada no próximo fórum EXÉRCITO 2024, que vai acontecer entre os dias 12 e 18 de agosto na cidade de Kubinka, próximo a Moscou.
"Provavelmente apresentaremos plataformas de metralhadoras automáticas [no fórum] EXÉRCITO 2024, bem como nosso sistema de segurança digital Pyatnitsa. Esta é uma solução de software que integra tudo em um único hub. Pegamos o que há de melhor no setor e na segurança cibernética, fundindo tudo e, assim, obtendo a capacidade de controlar dispositivos diferentes em instalações de grandes áreas", disse o desenvolvedor do sistema.
O sistema ajudará a "cobrir" grandes instalações, como indústrias, evitando serem atacadas por drones ucranianos, acrescentou.
"Temos que descobrir, sem perder tempo, como trabalhar contra os drones, com base nas especificidades de cada tipo de drone. O sistema Pyatnitsa nos ajuda a escolher o tipo ideal de atuação com base em diferentes fatores", explicou o desenvolvedor.
O sistema foi chamado de Pyatnitsa porque foi inventado em uma sexta-feira, disse o criador, acrescentando que "não há significados ocultos" no nome da tecnologia.