"Imagens de vídeo divulgadas em 21 de abril confirmaram que unidades terrestres russas capturaram um tanque Leopard 2A6 durante combates com forças ucranianas [...]. Entre os tanques europeus, ele [o Leopard 2A6] só é superado em suas capacidades por um número muito pequeno de Leopard 2A7 que entraram em serviço no final da década de 2010", dizia o artigo.
É preciso notar que os tanques Leopard 2 sofreram perdas muito graves desde que as forças ucranianas tentaram uma ofensiva massiva contra as posições russas no início de junho de 2023, estando os Leopard 2A6 entre os primeiros veículos fabricados no Ocidente retirados de serviço e completamente destruídos pelas tropas russas.
Anteriormente, a Sputnik publicou uma filmagem mostrando a evacuação do tanque capturado.
Na última segunda-feira (15), o artilheiro russo Sergei Lazarenko revelou a destruição do tanque, lembrando que o veículo foi atingido pelo primeiro projétil.
Lazarenko disse que o tanque alemão foi atingido por um obuseiro autopropulsado Msta-SM2 após ser avistado por um veículo aéreo não tripulado (VANT) de reconhecimento Orlan. Os veículos alemães queimam muito bem, acrescentou o militar que disse não ter conseguido acreditar que havia destruído um tanque Leopard até ver a filmagem com seus próprios olhos. O artilheiro ressaltou que estava muito feliz com isso.
"Naquele momento, me senti satisfeito por não termos feito o nosso trabalho em vão e por haver um tanque inimigo a menos, porque seria muito mais fácil para a nossa infantaria cumprir as suas tarefas", disse o militar em serviço, Nikolai Polyakov, sobre o feito de seu colega de arma.