Segundo Javier Milei, a Argentina alcançou o primeiro trimestre com superávit pela primeira vez desde 2008.
De acordo o mandatário, Buenos Aires registrou pela primeira vez em 16 anos um trimestre com superávit financeiro, que inclui juros da dívida, depois de ter confirmado em março um saldo positivo equivalente a 0,2% do produto interno bruto (PIB).
"Este é o primeiro trimestre com superávit financeiro desde 2008", disse Milei em mensagem gravada horas antes na Casa Rosada, sede do Executivo.
O chefe de Estado disse que seu governo conseguiu "um feito global", apesar das previsões dos "foguetes da tribuna", referindo-se aos índices que medem o desempenho econômico.
"Um marco que deve deixar todos orgulhosos como país, em particular, dado o legado retumbante que tivemos que cuidar", indicou no início do discurso.
E continuou: "O superávit fiscal é a pedra angular a partir da qual construiremos a nova era de prosperidade da Argentina."
Em seu discurso, Milei considerou que "mais de metade" do pior momento da economia já foi ultrapassado até agora, referindo-se aos elevados níveis de inflação e à recessão.