Panorama internacional

EUA começam negociações com o Níger para a retirada de suas tropas do país

Uma "pequena delegação do Pentágono e do Comando Africano dos EUA" está em conversas com o governo do país africano para retirar os recursos militares norte-americanos.
Sputnik
Os Estados Unidos iniciaram discussões com o Níger sobre a retirada de suas tropas do país africano, confirmou na segunda-feira (22) um porta-voz do Pentágono.
"Podemos confirmar o início das conversas entre os EUA e o Níger sobre a retirada ordenada das forças dos EUA do país", de acordo com Pat Ryder, porta-voz do Departamento de Defesa, que falou durante uma coletiva de imprensa.
Ryder disse que as conversações envolvem uma "pequena delegação do Pentágono e do Comando Africano dos EUA".
Panorama internacional
Níger tem protesto contra presença militar dos Estados Unidos no país
"No que diz respeito ao momento de partida, não vamos especular e nos adiantar às conversações, por isso, vamos mantê-los informados sobre detalhes adicionais à medida que os obtivermos", acrescentou o porta-voz do Pentágono.
A junta militar que governa o Níger desde o golpe de 26 de julho de 2023 rescindiu em meados de março o acordo que permitia a permanência de militares e civis americanos no país.
Atualmente, o Níger abriga mais de 1.100 soldados e pessoal de apoio dos EUA. Sua presença na faixa do Sahel-Saara, principalmente no aeródromo de Agadez permitiu que os drones dos EUA decolassem e implantassem sua rede de vigilância até a Líbia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar