A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer que trabalha com projetos de mobilidade aérea urbana, anunciou que vai produzir o primeiro protótipo de veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL), popularmente conhecido como "carro voador", em tamanho real "até o fim deste ano" no interior de São Paulo, na cidade de Taubaté.
De acordo com o G1, os detalhes do projeto foram confirmados pelo presidente da Embraer-X, Daniel Moczydlower durante o Web Summit Rio 2024.
O eVTOL ainda não tem nome oficial, mas é chamado internamente de Eve 01, segundo Moczydlower, que afirmou ainda que os voos da fase de teste vão ocorrer neste ano na cidade de Gavião Peixoto.
"A Eve só tinha montado e até colocou para voar o modelo de escala 1:3 [três unidades da medida do objeto real], que é como se fosse um drone gigante. Agora, vamos produzir o veículo de verdade, que iremos usar no futuro", diz Moczydlower à apuração. "Esta é uma etapa essencial para começar a certificação com a Autoridade Nacional de Aviação Civil [ANAC]", completou.
O executivo abordou o tema durante o evento argumentando que apesar dos inúmeros desafios que o Brasil ainda tem pela frente — que vão desde infraestrutura até regulamentações e treinamento de pilotos — o Brasil tem chances de se sair bem a partir da "combinação da Eve apoiada pela Embraer, que tem mais de 50 anos de experiência, e a competência técnica da ANAC, o Brasil tem boas chances nessa corrida".
"Nós já temos o maior centro de ensaio de voo do Hemisfério Sul, em Gavião Peixoto. Não será preciso construir outro e a Eve já pode usar essa estrutura", completa Moczydlower.
Ainda segundo a mídia, a ANAC abriu em março uma consulta setorial para apresentação de sugestões e ideias que podem integrar a certificação e regulação dos eVTOLs no Brasil embora não haja ainda um cronograma de planejamento para sua implementação.