Conselheiros estrangeiros estão diretamente envolvidos na preparação de operações de sabotagem realizadas por Kiev em território russo, disse na sexta-feira (26) o ministro da Defesa da Rússia.
"É realizado o planejamento e a preparação de operações de sabotagem, inclusive em território russo, com a participação direta de conselheiros. Quase diariamente, com o consentimento tácito do Ocidente, Kiev usa as armas que recebe de países ocidentais para danificar a infraestrutura civil da Federação da Rússia", disse Sergei Shoigu em uma reunião de ministros da Defesa de Estados-membros da Organização para Cooperação de Xangai (OCX).
Segundo ele, "demonstrando um suposto desejo de reduzir a escalada, o Ocidente coletivo continua inundando Kiev com armas, cujo movimento descontrolado cria riscos de estas chegarem a organizações terroristas".
"A inteligência em tempo real está sendo transmitida, é organizado o treinamento de militares ucranianos, especialistas militares ocidentais e mercenários estão na zona de combates", disse o ministro russo.
Shoigu sublinhou que, com base na experiência adquirida, as operações de combate estão sendo otimizadas, o complexo industrial de defesa do país está se desenvolvendo, o sistema de treinamento do pessoal militar está sendo aperfeiçoado, as competências adquiridas em combate são aprimoradas.
"Assim, todas as tentativas ocidentais de nos infligir uma derrota estratégica são inúteis", afirmou o alto responsável.