Panorama internacional

Teerã valoriza interesses da África, ao contrário do Ocidente, diz presidente do Irã

O Irã quer uma "África para os africanos", diferentemente dos países ocidentais, que querem o continente "para si", distinguiu o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, em discurso nesta sexta-feira (26).
Sputnik
"A visão do Ocidente sobre a África é garantir os seus próprios interesses; eles querem a África para si. Queremos a África para a África. Essa é a diferença entre as duas abordagens no mundo", disse Raisi enquanto discursava em Teerã, conforme a agência iraniana Tasnim.
Durante a fala, o presidente também destacou a importância de compreender as capacidades e os potenciais da África, além dos avanços alcançados pelo próprio Irã.

"Apesar das sanções e ameaças, a República Islâmica do Irã fez grandes progressos e pode ser considerada um país avançado e tecnologicamente capaz."

Raisi ressaltou, ainda em seu discurso, que a cooperação com o continente africano foi firmada pelo falecido fundador da República Islâmica, o aiatolá Ruhollah Khomeini, desde o início da revolução de 1979.
Panorama internacional
Estados Unidos anunciam novo pacote de sanções ao Irã
Ainda em comparação às atitudes do Ocidente, o presidente afirmou que "eles pensam" que só eles possuem criatividade e acesso a novas tecnologias. "A nossa crença é que os talentos e as capacidades de África não são inferiores aos do Ocidente."
Ele reiterou, conforme a agência, que o Irã vê a África para os próprios africanos, e não apenas para satisfazer os seus próprios interesses, como faz o Ocidente.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar