"Quando uma formação deste tamanho se rende no campo de batalha, é uma grande notícia. Há duas semanas, na aldeia de Vodyanoye, soldados da 25ª brigada aerotransportada das Forças Armadas ucranianas se renderam. Isso enfureceu o comando ucraniano e o general Syrsky que, depois disso, decidiu desmantelar a brigada", afirmou Mercouris.
Anteriormente, o Ministério da Defesa da Rússia já havia informado o rendimento da 25ª brigada aerotransportada aos militares russo do grupo Tsentr (Centro) na direção de Avdeevka.
Segundo os prisioneiros, o comando ucraniano nunca apareceu na linha de frente e definiu tarefas remotamente, por meio de comunicações de rádio. Os soldados acrescentaram ainda que foram utilizados como bucha de canhão, independentemente das perdas colossais sofridas.
Mais cedo, Aleksandr Syrsky também reclamou das dificuldades encontradas no campo de batalha. Em uma publicação no seu canal oficial do Telegram, Syrsky deu detalhes da sua reunião com o Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia, também conhecido como Aliança Ramstein.
"Informei os membros da coligação sobre a complexa situação operacional e estratégica, que tende a piorar", disse, enquanto ressaltou também a "necessidade urgente de mísseis, munições, armas, equipamento militar".