A Coreia do Norte instalou minas terrestres em uma estrada intercoreana dentro da zona desmilitarizada que separa as duas Coreias, citou nesta segunda-feira (29) a agência sul-coreana Yonhap.
De acordo com um oficial sul-coreano, foi detectada no final de 2023 a colocação de minas em uma das estradas não pavimentadas dentro da zona desmilitarizada, perto da colina Arrowhead, em Cheorwon, 85 quilômetros a nordeste de Seul. Essas vias foram antes vistas como símbolos de reconciliação e cooperação intercoreana.
O caminho foi criado sob um acordo militar intercoreano, em 2018, para conectar a Coreia do Sul e a Coreia do Norte e ajudar a escavar os restos dos mortos perto da colina durante a Guerra da Coreia, que durou entre 1950 e 1953.
Em março deste ano, os militares sul-coreanos também detectaram que Pyongyang estava removendo dezenas de postes de iluminação pública ao longo de duas estradas.
Em janeiro, Kim Jong-un, líder supremo da Coreia do Norte, deu instruções para implementar medidas "rigorosas" e bloquear todos os canais de comunicação intercoreanos ao longo da fronteira, incluindo um corte da rota terrestre de Gyeongui para um "nível irrecuperável".
As tensões entre Pyongyang e Seul aumentaram após a eleição do presidente sul-coreano de direita Yoon Suk-Yeol, que assumiu uma posição mais dura contra o vizinho norte-coreano e intensificou manobras militares com os EUA e o Japão, algo que a Coreia do Norte vê como ameaça.