Dentro do programa Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP), do Exército, a compra será financiada com recursos do Novo PAC e terá um valor estimado em US$ 180 milhões (R$ 900 milhões), mais uma margem de 15% a 20% para treinamento de pessoal.
É esperado que a Elbit Systems assine o contrato para entrega do lote de amostra em 7 de maio, no salão de honra da Chefia de Material do Comando Logístico, em Brasília.
O EB divulgou não só o resultado, como a classificação de cada um dos quatro finalistas. Foram julgados aspectos técnicos, comerciais, de suporte logístico inicial/integrado e offset. As empresas participantes receberam do Exército suas notas em cada uma das áreas analisadas.
As posições foram:
1.
Atmos - Elbit Systems2.
Zuzana 2 - Konstrukta/Excalibur3.
Caesar - Nexter/KNDS4.
SH-15 - Norinco21 de novembro 2023, 13:57
Durante o processo de licitação, o EB já havia afirmado que as atuais divergências entre o governo federal e o governo israelense não influenciariam na sua decisão. No entanto, nos últimos dias, deputados do PT, PDT, Psol e PCdoB têm pressionado pela anulação de todos os contratos de defesa com Israel, incluindo o da compra de obuseiros.