Panorama internacional

Israelense Elbit Systems ganha licitação bilionária de obuseiros do Exército

Obuseiro Atmos, da Elbit Systems
A empresa israelense Elbit Systems, com seu modelo Atmos, foi a vencedora da licitação de compra de obuseiros autopropulsados sobre rodas do Exército Brasileiro.
Sputnik
Dentro do programa Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP), do Exército, a compra será financiada com recursos do Novo PAC e terá um valor estimado em US$ 180 milhões (R$ 900 milhões), mais uma margem de 15% a 20% para treinamento de pessoal.
É esperado que a Elbit Systems assine o contrato para entrega do lote de amostra em 7 de maio, no salão de honra da Chefia de Material do Comando Logístico, em Brasília.
O EB divulgou não só o resultado, como a classificação de cada um dos quatro finalistas. Foram julgados aspectos técnicos, comerciais, de suporte logístico inicial/integrado e offset. As empresas participantes receberam do Exército suas notas em cada uma das áreas analisadas.
As posições foram:
1.
Atmos - Elbit Systems
2.
Zuzana 2 - Konstrukta/Excalibur
3.
Caesar - Nexter/KNDS
4.
SH-15 - Norinco
Solenidade em comemoração aos 53 anos da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) da PM de São Paulo com apresentação de metralhadores israelenses. São Paulo, 16 de outubro de 2023
Panorama internacional
Guerra em Gaza pode impactar projetos da relação militar entre Brasil e Israel?
Durante o processo de licitação, o EB já havia afirmado que as atuais divergências entre o governo federal e o governo israelense não influenciariam na sua decisão. No entanto, nos últimos dias, deputados do PT, PDT, Psol e PCdoB têm pressionado pela anulação de todos os contratos de defesa com Israel, incluindo o da compra de obuseiros.
Logo da emissora Sputnik
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar