Os Estados Unidos começarão a retirar suas tropas do Chade e do Níger depois que os dois países africanos exigiram que as forças dos EUA saíssem. Há cerca de 1.100 militares dos EUA no Níger e cerca de 100 no Chade.
Estes desenvolvimentos não foram eventos isolados, mas tiveram um significado profundo e mais amplo que foi reconhecido em todo o continente, disse Tunde Osazua, membro do projeto de direitos humanos da Aliança Negra pela Paz.
"A retirada dos militares dos EUA do Níger e do Chade é um desenvolvimento imensamente significativo. Isso sinaliza uma mudança potencial na dinâmica em toda a África, particularmente no fortalecimento e atuação sobre o sentimento anti-imperialista existente", disse Osazua.
Esses últimos desenvolvimentos serviram para acelerar uma tendência já forte de erosão dos EUA em toda a África, como é exemplificado pelo declínio da presença dos EUA em todo o continente, disse ele.
"A formação da Aliança dos Estados do Sahel é um testemunho da ressonância desse sentimento e da crescente assertividade das nações africanas em moldar seus próprios destinos", disse Osazua.
Osazua acrescentou que era crucial reconhecer que os EUA, através de suas intervenções e ações, desempenharam um papel significativo no fomento da instabilidade na região.