Panorama internacional

'Petro decidiu ficar do lado dos monstros': Israel responde à Colômbia por romper relações

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, respondeu ao anúncio do presidente colombiano, Gustavo Petro, que informou que a partir desta quinta-feira (2), a Colômbia romperá relações com Tel Aviv "por ter um presidente genocida".
Sputnik
"A história lembrará que Gustavo Petro decidiu ficar do lado dos monstros mais desprezíveis conhecidos pela humanidade, que queimaram bebês, assassinaram crianças, estupraram mulheres e sequestraram civis inocentes", escreveu Katz em sua conta no X.
Após a escalada das hostilidades entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, Petro tem criticado constantemente as atividades do Exército israelense no enclave palestino.
"Aqui, diante de vocês, o governo da mudança, o presidente da República informa que amanhã [2 de maio] as relações com Israel serão rompidas. (…) Por ter um governo, por ter um presidente genocida", declarou Gustavo Petro durante a mobilização popular em comemoração ao 1º de maio na Plaza de Bolívar, em Bogotá.
O presidente mostrou-se confiante de que "hoje, toda a humanidade nas ruas, aos milhões, concorda conosco e nós com ela. Não pode ser, não pode voltar, os tempos de genocídio, de extermínio de um povo inteiro diante dos nossos olhos, diante da nossa passividade", destacou o chefe de Estado.
Panorama internacional
Colômbia anuncia ruptura de relações com Israel devido ao genocídio em Gaza
Bogotá criticou a operação militar israelense no enclave palestino desde o seu início, em outubro de 2023, e isso desencadeou atritos diplomáticos bilaterais. Tanto Israel como a Colômbia suspenderam anteriormente alguns laços comerciais, especialmente na compra de armas e apoio militar.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar