Porém, na comparação com o mesmo mês do ano passado, a produção registrou uma alta de 6,8%, apontou a agência. O principal produto brasileiro é o petróleo, que registrou 3,356 milhões de barris por dia (bpd) no período, uma alta de 7,7% na comparação com o mesmo mês de 2023.
Ainda conforme o levantamento da ANP, 78,6% da produção brasileira de petróleo e gás está concentrada no pré-sal, que em março atingiu 3,349 milhões de boed em 150 poços de extração, uma alta de 0,4% em relação a fevereiro.
Campos marítimos representam quase 98% da produção
A extração dos campos marítimos brasileiros representa 97,6% do petróleo nacional e ainda 87% do gás natural, segundo a agência. Além disso, 89% dos poços são operados pela Petrobras. O pré-sal da bacia de Santos é a região com a maior produção do país.
Em abril, a companhia brasileira chegou a anunciar a descoberta de uma reserva de petróleo em águas ultraprofundas da bacia Potiguar, localizada entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte. É a segunda descoberta na região neste ano, que fica em uma profundidade de 2.196 metros, na chamada Margem Equatorial brasileira.
"A companhia possui um histórico de quase 3 mil poços perfurados em ambiente de águas profundas e ultraprofundas, sem qualquer tipo de intercorrência ou impacto ao meio ambiente, o que, associado à capacidade técnica e experiência acumulada em quase 70 anos, habilitam a companhia a abrir novas fronteiras e lidar com total segurança [com] suas operações na Margem Equatorial", disse à época o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.