Militares russos entraram em uma base aérea no Níger que hospeda tropas americanas, contou na quinta-feira (2) à agência britânica Reuters um alto funcionário da Defesa dos EUA.
O Níger disse neste ano aos EUA para retirar seus quase 1.000 militares do país.
Segundo a fonte da mídia, as forças russas não estavam se misturando com as tropas dos EUA, mas estavam usando um hangar separado na Base Aérea 101, que fica ao lado do Aeroporto Internacional Diori Hamani em Niamey, capital do Níger.
A ação levanta questões sobre o destino das instalações dos EUA no país após uma retirada, aponta a Reuters.
"[A situação] não é ótima, mas a curto prazo é gerenciável", disse o oficial.
Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA, desvalorizou igualmente qualquer risco para os militares americanos ou a chance de as tropas russas se aproximarem do equipamento militar dos EUA.
"Os russos estão em um complexo separado e não têm acesso às forças dos EUA ou aos nossos equipamentos", disse Austin em uma coletiva de imprensa em Honolulu, Havaí, EUA.
"[…] Neste momento, não vejo um problema significativo em termos de proteção de nossas forças."
Dmitry Peskov, porta-voz presidencial do Kremlin, por sua vez, sublinhou as relações que a Rússia tem com Níger.
"Estamos desenvolvendo nossas relações em todas as áreas, inclusive na área de defesa, com vários países africanos. Eles estão interessados nisso, e nós também estamos. Continuaremos desenvolvendo nossas relações com os países africanos", comentou ele aos jornalistas.