Ciência e sociedade

Empresa alemã lança foguete movido a cera de vela em 1º voo de teste ao espaço (VÍDEOS)

A empresa alemã HyImpulse lançou nesta sexta-feira (3) um foguete movido a cera de vela capaz de transportar satélites comerciais em um voo suborbital de teste ao espaço pela primeira vez.
Sputnik
O foguete de teste de 12 metros e 2,5 toneladas, apelidado de SR75, decolou na madrugada de hoje (3) em um local de lançamento em Koonibba, no sul da Austrália.
Ele é capaz de transportar pequenos satélites pesando até 250 quilos a uma altitude de até 250 quilômetros enquanto é alimentado por parafina, ou cera de vela, e oxigênio líquido, relata a Reuters.
O projeto foi financiado principalmente de forma privada com "algum apoio público", disse um comunicado da startup.
Segundo a HyImpulse, que foi desmembrada da agência espacial alemã DLR, a parafina pode ser usada como combustível alternativo mais barato e seguro para foguetes, reduzindo os custos de transporte por satélite em até 50%.
A empresa afirmou que já tinha encomendas de transporte por satélite no valor de € 100 milhões (R$ 545 milhões) e pretende se expandir à medida que a procura por satélites comerciais cresce.
Até o final de 2025, planeja lançar o SL-1, um foguete maior e de vários estágios, capaz de lançar satélites pesando até 600 quilos a órbitas baixas da Terra.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar