Panorama internacional

Mídia: EUA transferem caças e drones para Catar após EAU retirarem permissão aos aviões americanos

Os EUA estão transferindo caças e drones para o Catar depois que os Emirados Árabes Unidos (EAU) revogaram a permissão para aeronaves americanas atacarem alvos no Iêmen e no Iraque, escreve The Wall Street Journal citando funcionários dos EUA.
Sputnik
"Em fevereiro, os Emirados Árabes Unidos notificaram os EUA que não permitiriam mais que aeronaves e drones dos EUA estacionados na base aérea Al Dhafra em Abu Dhabi lancem ataques contra o Iêmen e o Iraque. Isso levou o comando americano a enviar um número adicional de aeronaves para a base aérea Al Udeid no Catar", aponta o jornal.

Destaca-se que os EAU tomaram essa decisão por medo de serem retaliados a partir do território do Iêmen ou do Iraque por assistência aos militares norte-americanos. Um funcionário dos EAU confirmou à publicação que as restrições às missões de combate foram adotadas com base na questão de "autodefesa". Além disso, segundo ele, a decisão também foi tomada porque os EUA "não tiveram pressa em tomar medidas para proteger os EAU" após os ataques do exterior em seu território em 2022.

Panorama internacional
Em revés, EUA veem negado o acesso a bases do Oriente Médio para ataques contra o Irã
A publicação relata também, citando uma fonte informada, que nos últimos dias os EUA e o Catar concordaram em transferir caças, aeronaves de reconhecimento e drones para a base aérea Al Udeid.
Segundo escreve o WSJ, com referência a funcionários estadunidenses, os EUA também estão considerando atingir alvos no Oriente Médio a partir de Djibuti, na África Oriental.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar