Panorama internacional

Dólar vai se desvalorizar se EUA não tratarem de sua dívida nacional, afirma Elon Musk

O empreendedor criticou a situação financeira do país norte-americano, que disse ser insustentável em meio ao aumento da "dívida nacional".
Sputnik
O governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Joe Biden, deve resolver o problema da dívida nacional para evitar a queda do dólar, avaliou na sexta-feira (3) o bilionário Elon Musk.
Precisamos fazer algo em relação à nossa dívida nacional, antes que o dólar não valha nada
A dívida é de aproximadamente US$ 34,56 trilhões (R$ 175,31 trilhões), indicam dados do Departamento do Tesouro dos EUA.
Em uma outra publicação no X, Musk afirmou estar falando sobre "o óbvio" em relação à situação econômica dos EUA. A porcentagem de cidadãos que indicam a inflação como seu principal problema financeiro atingiu um recorde de 41%, de acordo com uma pesquisa da empresa norte-americana Gallup.
Em 29 de abril, Kristalina Georgieva, diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), previu que, em breve, a economia dos EUA deve deixar de crescer ao ritmo atual. Além disso, a instituição de financiamento internacional alertou que os EUA estão gastando mais dinheiro do que produzem e que esse déficit, que atingiria seus níveis mais altos em 2025, poderia colocar a economia mundial em risco.
O FMI acrescentou que os EUA apresentaram "derrapagens fiscais muito grandes", já que seu déficit governamental mais do que dobrou de 2022 a 2023. A entidade estima que a dívida pública dos EUA ultrapassará 123% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2024 e continuará se agravando até 2029.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar