Panorama internacional

Exercícios da OTAN indicam séria preparação para potencial conflito com a Rússia, diz MRE russo

Os exercícios militares da OTAN perto das fronteiras da Rússia são a prova de que a aliança está se preparando para um potencial conflito com Moscou, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.
Sputnik
A OTAN deu início ao Steadfast Defender 24 em janeiro. Os jogos de guerra têm duração de quatro meses e incluem mais de 90 mil soldados de todos os 32 Estados-membros.

"Neste momento, a OTAN está a realizando o Steadfast Defender, seu maior exercício desde a Guerra Fria, perto da fronteira russa. De acordo com o cenário, utilizando todas as ferramentas, incluindo as híbridas e as armas convencionais, estão exercendo ações de coligação contra a Rússia. Os Estados Unidos estão exercendo ações de coligação contra a Rússia. Temos de admitir que os Estados da OTAN estão a se preparar seriamente para um potencial conflito conosco, sobre o qual, aliás, representantes de alto escalão da OTAN estão falando abertamente", disse Zakharova.

Ao mesmo tempo, a diplomata comentou os supostos ataques híbridos que, segundo os Estados-membros da aliança, a Rússia estaria promovendo.
Panorama internacional
Polônia implantará armas perto da fronteira russa de 4 a 6 de maio para exercícios da OTAN
A representante vê nas acusações a tentativa de enganar as populações europeias e norte-americanas, a fim de desviar a atenção do público das ações da Aliança Atlântica. Moscou considera as acusações de ataques híbridos "como desinformação", o que ajuda a aumentar a "histeria antirrussa".

"A aliança do Atlântico Norte e a liderança de alguns Estados-membros individuais estão a fazer aquilo em que são melhores: espalhar desinformação, aumentar o grau de histeria anti-Rússia, a fim de justificar níveis sem precedentes de militarização na Europa", acrescentou a representante, em um comunicado publicado pelo Ministério das Relações Exteriores russo nesse sábado (4).

Sobre os exercícios, os aliados planejam testar um cenário de conflito contra um "adversário quase igual", de acordo com o Artigo 5 do Tratado do Atlântico Norte, que afirma que um ataque a um aliado é considerado um ataque contra toda a OTAN e permite para a prestação de assistência adequada.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar