Operação militar especial russa

Rússia implanta detectores de drones 'sound-spotter' na zona de operações na Ucrânia

A detecção de drones ucranianos continua a ser uma missão importante para as forças russas, que começaram a utilizar dispositivos capazes de rastrear drones inimigos não apenas por radiofrequências, mas também por som.
Sputnik
O primeiro lote de sofisticados dispositivos multifuncionais para detecção de drones foi entregue à operação militar especial russa, disse a repórteres o serviço de imprensa do Tallamho Design Bureau, com sede na República da Chechênia.
O detector acústico de drones Malik, que foi testado anteriormente em uma missão de combate simulada, pode usar sons emanados de veículos aéreos não tripulados para localizá-los a um alcance de até 330 metros.
Graças à tecnologia exclusiva desenvolvida pelos engenheiros da Tallamho, Malik pode detectar os sons mais baixos de qualquer tipo de drone.

"Não importa em que frequências um drone opere, ele ainda emite sons durante a execução. Os sons diferem em vários tipos, por isso coletamos 'uma biblioteca' de recursos de som de drones e a carregamos no servidor. Aqueles que usam os detectores Malik podem conectá-los à Internet e reabastecer automaticamente a lista de assinaturas [sonoras]", disseram os desenvolvedores.

Eles acrescentaram que Malik tem duas modificações, incluindo um dispositivo projetado para proteger abrigos, trincheiras e veículos. A outra alteração é um detector de drone pessoal mais compacto preso ao colete à prova de balas de um soldado.
Panorama internacional
Rússia cria sistema de segurança digital para proteger instalações contra drones
Além de detectar drones, Malik também é capaz de rastrear telêmetros, lasers de mísseis guiados antitanque e miras de atiradores. Por exemplo, o dispositivo pode detectar o feixe infravermelho do telêmetro direcionado a um soldado russo à noite, a uma distância de 630 metros.
A identificação de objetos aéreos por som – também conhecida como detecção de som – remonta à Primeira Guerra Mundial, quando a primeira unidade de reconhecimento sonoro do mundo foi criada no Exército russo.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar