Panorama internacional

Nova ameaça: Ucrânia pode entrar em inadimplência em agosto se não pagar aos credores

Kiev deve iniciar neste mês as negociações com os detentores de títulos estrangeiros, tendo em vista o prazo de pagamento de juros em agosto.
Sputnik
A Ucrânia poderá entrar em inadimplência em agosto de 2024 se as autoridades do país não chegarem a um acordo com os detentores de títulos estrangeiros sobre o pagamento de juros sobre os passivos, escreveu no sábado (4) o jornal norte-americano The Wall Street Journal (WSJ).
Panorama internacional
G7 pretende usar ativos russos congelados como garantia para empréstimos à Ucrânia, diz UE
A Ucrânia está se preparando para iniciar as negociações com os credores em maio, e os assessores de Kiev estão trabalhando para envolver os Estados Unidos e outros governos, disse o WSJ. No entanto, a aprovação do acordo não é garantida, pois os EUA e seus aliados estariam preocupados com o fato de que o dinheiro dos contribuintes acabará nas mãos dos detentores de títulos se a Ucrânia retomar o serviço da dívida.

"Sem um acordo, a Ucrânia poderia entrar em inadimplência depois que as férias de pagamento da dívida dos detentores de títulos terminarem em agosto", disse o jornal.

A mídia destaca que uma inadimplência reduziria a atratividade da Ucrânia para os investidores e tornaria mais difícil a Kiev conseguir novos empréstimos.
Ela também relatou que um grupo de detentores de títulos estrangeiros que possuem os eurobônus em circulação da Ucrânia formou um comitê e contratou advogados e banqueiros para negociar com Kiev a retomada dos pagamentos de juros em troca do "perdão de uma parte significativa" da dívida em circulação do país.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar