Ebrahim Raisi, presidente do Irã, afirmou no domingo (5) que a retaliação aérea em abril contra Israel elevou a posição de Teerã entre as potências regionais e mundiais, cita a agência iraniana Tasnim.
Raisi saudou a Operação Promessa Verdadeira que as Forças Armadas iranianas executaram contra alvos militares israelenses como um marco na história do Irã durante uma reunião com governadores de províncias.
Para ele, a ação aumentou a força, o poder, a dignidade e a esperança do Irã, e mostrou que o país busca uma vida livre e independente.
Nas primeiras horas de 14 de abril, a Força Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) lançou dezenas de mísseis e drones contra alvos militares em Israel em retaliação ao seu ataque aéreo em 1º de abril contra o consulado da embaixada do Irã em Damasco, Síria, que matou sete comandantes militares e assessores iranianos. A ação do Irã foi o primeiro ataque direto contra Israel na sua história.
Em 21 de abril, o aiatolá Ali Khamenei admirou as Forças Armadas do Irã por manifestarem o poder e a determinação do país na arena internacional durante a Operação Promessa Verdadeira.