As melhorias acontecem para a cidade receber a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A maior parte dos recursos, de quase R$ 1 bilhão, será usada para a modernização da infraestrutura viária em Belém e, ainda, a implantação do Parque Linear da Doca. Além disso, há investimentos em saneamento, com a construção de 50 quilômetros de redes de esgoto.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, enfatizou que os convênios serão um legado para a capital paraense — parte dos valores virão da empresa. "Ao sediar a COP, um fórum internacional da ONU [Organização das Nações Unidas] para debater mudanças climáticas pela primeira vez na região da Amazônia, o Brasil reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental", pontuou Verri em declaração divulgada pela Agência Brasil.
Para Verri, as recentes enchentes históricas no Rio Grande do Sul são um alerta ao país sobre a necessidade de investir em um futuro mais sustentável e na transição energética. "Não é apenas uma mudança nas fontes de energia fóssil para as alternativas renováveis, mas sim uma transformação profunda que busca construir uma sociedade mais justa equilibrada e ambientalmente consciente", acrescentou.
Outros R$ 323,5 milhões serão utilizados para a implantação de um parque urbano, com projetos de arquitetura, rede de esgoto, abastecimento, paisagismo e pavimentação, além da revitalização do Ver-o-Peso, um dos mercados mais conhecidos do Brasil, e do Mercado Municipal São Brás.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), enfatizou que o cuidado com o meio ambiente deve ser uma preocupação global. "Nós estamos fazendo um chamamento ao mundo de que a COP da Floresta será um novo momento para soluções em que a floresta seja um ponto central. Não para apenas apontarem o dedo e nos dizer as [nossas] responsabilidades, mas para construir junto conosco soluções que possam preservar o meio ambiente, inserindo uma nova atividade econômica baseada na natureza", disse.
A COP30
Prevista para acontecer em novembro de 2025, a COP30 vai reunir lideranças mundiais para discutir soluções ao aquecimento global e será realizada pela primeira vez na Amazônia, considerada essencial no combate às mudanças do clima.