Trata-se da segunda grande abertura comercial na UEE para produtos agrícolas brasileiros em menos de dez meses. Em setembro de 2023, foram autorizadas exportações de bovinos vivos para os membros da união.
As aberturas decorrem de missões de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, com o apoio da Embaixada do Brasil na Rússia.
Em 2023, o Brasil exportou pouco mais de US$ 1,2 bilhão (R$ 6 bilhões) em produtos do agronegócio para a UEE, com destaque para soja em grãos, carne bovina, café verde e açúcar bruto.
Com esse anúncio, o agronegócio brasileiro alcançou sua 39ª abertura de mercado neste ano, em 24 países. Desde o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já foram 117 aberturas em 50 Estados.
Cúpula da UEE em Moscou
Também nesta quarta-feira, os integrantes da União Econômica Eurasiática reuniram-se em Moscou para uma cúpula comemorativa dos dez anos da criação da união econômica. Cuba, Moldávia e Uzbequistão participaram como países observadores.
Os países do grupo, que juntos detêm população total de cerca de 185 milhões de pessoas, têm como objetivo estabelecer um mercado comum e coordenar as ações econômicas de seus membros.