Mundioka

Xi Jinping não foi à Europa a passeio: quais os interesses por trás dessa visita?

A primeira parada do presidente da China, Xi Jinping, foi na França, onde se encontrou com o seu homólogo, Emmanuel Macron, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Em seguida, Xi viajou à Sérvia para uma visita de dois dias, antes de partir para a Hungria, onde encerrará a sua agenda.
Sputnik
O que representa essa visita oficial do líder chinês? A Europa poderá entrar nos planos da Iniciativa Cinturão e Rota, a "Nova Rota da Seda"? A China poderá investir no continente europeu e diminuir a influência estadunidense na região?
Para debater o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho conversam com Marina Moreno de Farias, bacharel em relações internacionais, mestranda em economia política internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista residente no think tank Observa China e integrante do Laboratório de Estudos em Economia Política da China (LabChina); e com Rodrigo Abreu, pesquisador do Núcleo de Avaliação da Conjuntura (NAC), da Escola de Guerra Naval (EGN), e doutorando em relações internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar