Jabuticaba Sem Caroço

Mercúrio e tolueno: indígenas contaminados, milhões sem água e veneno na mesa

Um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que indígenas de nove aldeias no território Yanomami foram contaminados por mercúrio, metal utilizado por garimpeiros para separar ouro de minério e terra.
Sputnik
Déficits cognitivos e danos nos nervos das extremidades corporais foram algumas das consequências da contaminação. Outro problema que veio à tona, nos mananciais do Sudeste, foi o vazamento de tolueno, substância produzida através do refino de petróleo e usada em diversos segmentos da indústria. O vazamento paralisou o fornecimento de água do Sistema Imunana-Laranjal pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), que abastece diversos municípios do estado, afetando pelo menos 2 milhões de pessoas. Quais os riscos para a saúde diante da crescente contaminação de rios e bacias hídricas? Quais cuidados a população deve tomar?
Para discutir o assunto, Thaiana de Oliveira e Maurício Bastos recebem Ana Claudia Vasconcellos, pesquisadora em saúde pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fiocruz; e Mario Moscatelli, biólogo e ambientalista, mestre em ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em gestão e recuperação de ecossistemas costeiros.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar