Panorama internacional

Cartéis do México marcam presença em todos os 50 estados dos EUA, diz Agência Antidrogas americana

O Sinaloa e o Jalisco – Nova Geração estão agora em todo o território norte-americano e participam de várias outras atividades ilícitas, segundo a Agência Antidrogas dos EUA.
Sputnik
Os cartéis mexicanos de Sinaloa e Jalisco – Nova Geração expandiram com sucesso suas operações de tráfico para todos os 50 estados dos EUA, afirmou a Agência Antidrogas (DEA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, citada pelo portal Milenio.
Panorama internacional
Líderes mundiais criticam relatório de direitos humanos dos EUA
Os estados em que esses cartéis têm maior presença, segundo a agência norte-americana, são Califórnia, Arizona, Texas, Flórida e Illinois.
"O alcance mortal dos cartéis mexicanos de Sinaloa e Jalisco nas comunidades dos EUA se estende por meio de atacadistas e traficantes de rua que levam as drogas dos cartéis ao mercado, às vezes, criando suas próprias misturas de drogas mortais e explorando as redes sociais e aplicativos de mensagens para anunciar e vender", diz o relatório.
De acordo com a DEA, embora o fentanil não seja o narcótico mais traficado, é o que mais preocupa o governo dos EUA, devido ao número de mortes que causou, com um mínimo de mais de 74 mil em 2022 e quase 60 mil em 2023.
A lista de substâncias inclui fentanil, metanfetamina, cocaína, heroína e maconha. Além disso, explica a DEA, os cartéis têm se envolvido em outros crimes, como tráfico de armas, lavagem de dinheiro, contrabando de migrantes, tráfico sexual, extorsão e suborno, atingindo outros mercados, como Europa, África, Ásia e Oceania.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar