Notícias do Brasil

Chuvas no RS: número de mortos sobe para 136 e quase 2 milhões de pessoas foram afetadas no estado

Em meio às fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul desde o fim de abril, a Defesa Civil do estado informou neste sábado (11) que o número de mortos chegou a 136 e outras 125 pessoas seguem desaparecidas.
Sputnik
Dos 497 municípios do estado gaúcho, 444 foram afetados pelos temporais, quase 90% do total. Além disso, quase dois milhões de pessoas tiveram prejuízos por conta das enchentes.
O boletim mostrou ainda que 71,2 mil pessoas estão em abrigos e quase 340 mil desalojadas por conta da maior tragédia climática já vivida pelo Rio Grande do Sul.
Até o momento, as equipes de emergência e voluntários conseguiram resgatar mais de 74,1 mil e 10,3 mil animais, em um efetivo mobilizado no estado que chega a quase 27,6 mil pessoas.
Em Porto Alegre, o nível do rio Guaíba chegou a 4,59 metros, o menor dos últimos oito dias, enquanto a Lagoa dos Patos atingiu 2,48 metros, o maior já registrado e que tem provocado inundações em cidades como Pelotas e Rio Grande — a cota de inundação é de 1,3 metros.
Nas rodovias que cortam o estado, há 78 trechos com bloqueios totais e outros 52 parciais nas rodovias estaduais.
Notícias do Brasil
Chuvas no Rio Grande do Sul: número de desabrigados dobra em 24 horas

Reconstrução do estado

Na última sexta-feira (10), o deputado gaúcho Miguel Rossetto (PT-RS) disse que o banco dos BRICS vai ajudar com recursos para a recuperação das áreas afetadas pelas enchentes no estado.
"A presidenta Dilma [Rousseff] acabou de me ligar. De Xangai, acompanha a situação no Rio Grande do Sul, em POA, onde mora. Me disse que o banco dos BRICS vai ajudar na reconstrução da economia, da infraestrutura dos municípios, das empresas", afirmou o ex-ministro do governo Dilma via X (antigo Twitter).
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar