A empresa Oxford Archaeology estava conduzindo trabalhos de escavação no local de uma estrada planejada quando desenterraram restos de um poste de madeira posicionado verticalmente no solo. Mais tarde foram encontrados mais postes e revelou-se que eram pilares de revestimento de uma armação de vergas de um poço, escreve The History Blog.
A madeira sobreviveu em tão bom estado porque estava em solo alagado. Entretanto, os arqueólogos foram capazes de escavar todo o poço e registrá-lo digitalmente no local. A seguir o poço foi desmontado peça por peça e transportado para o Museu de Oxfordshire para estudo e conservação.
Além disso, foram coletadas e enviadas para análise amostras de solo de dentro e ao redor do poço, bem como uma amostra de madeira. Pesquisadores, por meio da datação por radiocarbono, vão determinar o período em que o poço esteve em uso ativo.
"Esta descoberta fornece uma visão fantástica sobre o uso da terra da área no passado. Acredita-se que o poço teria sido usado para fins de irrigação agrícola para assentamentos nas proximidades", disse a conselheira Judy Roberts, membro do Conselho do Condado de Oxfordshire para Infraestrutura e Estratégia de Desenvolvimento.